26/03/2009

OUVIDOS DESANIMADOS OLHOS ATENTOS

NINO BELLIENY

Depois de  tantas conversas e falações  perdidas pelos salões de nossas orelhas,vamos aprendendo o verdadeiro significado das palavras.Embrulhadas pelos sentimentos de quem as diz,se tornam valiosas ou lixo dourado.Adjetivos que banhados em ironia se transformam em feitiçaria.Feitiçaria que desmonta vidas por dias e dias,  quando quem ouviu finalmente entende o significado das palavras doces ,depois amargas ,na verdade mísseis de efeito retardado.

Aprender a reconhecer o veneno que escorre em frases bem feitas é arte que só o  tempo ensina a farejar.Gente que diz uma coisa com a boca e outra com os olhos.Gente que não encara o  interlocutor,gente que quando encara é cara - de- pau ,felizmente denunciada pelo brilho do óleo de peroba em excesso.Frases rebuscadas,longas e cheia de efeitos,acompanhadas de tapinhas no ombros e sorrisos de fraca luz .

É o tempo que vai sendo passarela de inúmeros tipos de alma vendida ,interessados em assassinar sonhos alheios depois de terem visto os próprios abortarem.

Estão em toda a parte,não só na política profissional,lugar onde se tornou comum colocar as mazelas e defeitos do ser humano como se só ali acontecessem.Falsos e sem-caráter estão em todas as áreas .Na saúde,nas comunicações,na pedagogia,nos negócios,nas artes,nos esportes,onde houver gente e sede de poder eles nadarão de braçadas.

Os melhores elogios,uma boa frase,as mais belas palavras no entanto,não podem ser ignoradas ou desprezadas.O tempo também ensina a reconhecer  quando são faladas com sinceridade e isso só mesmo na prática.Ou ,deixaremos tristes quem realmente gosta da gente e através de um gesto,uma fala carinhosa,tenta nos dizer que somos  importantes para elas.Talvez explique a razão de muitos preferirem a escrita ,a música,um presente ou um forte e honesto aperto de mão.Para não serem confundidos na intenção de se mostrarem íntegros.Por mais que nos achemos espertos e capazes de lidar com o pior e o melhor do outro ,todo o cuidado é necessário para não cometer-se injustiça.Melhor atender a um falso deixando-o pensar que nos iludiu que decepcionar um justo fazendo-o acreditar que duvidamos dele e do que foi dito.

O sem –caráter não se abala ,mas,o correto se envergonha e fica difícil recuperar dele o respeito e a consideração antes tão devotada.

Enfim,enquanto a grande arma do falso amigo é tornar-nos tão ou mais falso do que ele ,quando nos obriga a jogar com as mesmas táticas,ser sincero é o mínimo que devemos ser com quem conosco também é.

Até o dia em que todos percebam como a falsidade  pode dar a sensação de poder e vitória.Mas,apenas sensação.Nunca a certeza da realidade.


 

Um comentário: